sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Volkswagen Carocha



Ora, hoje vou falar de um dos meus carros favoritos, o VW carocha! A 1930 o criador da Volkswagen, Ferdinand Porsche, tinha a sua própria oficina no início dos anos 30, "Porsche Buro", em Estugarda . O Dr. Porsche tornou-se famoso devido aos carros de competição que ele desenhou para a classe de corrida de 750Kg. Antes de 1931, desenhou um carro que continha muitas das características do primeiro Volkswagen. Tinha um design aerodinâmico, um chassis central, motor colocado na parte de trás a era equipado com suspensão individual. Este carro foi construído pela empresa Zundapp, que estava a planear o início da produção de um carro nessa altura. Dois anos depois, o testdrive deste carro teve lugar, mas paralelamente com uma encomenda de motorizadas, a Zundapp perdeu o interesse em desenvolver mais o carro. Depois disto, Dr. Porsche foi abordado por outra empresa a NSU, que planeou um carro pequeno com um motor de 1500cc. O resultado foi o "Type 32". Contudo, NSU retirou-se do projecto, mas alguns protótipos chegaram a ser construídos e testados. Nesta altura, Hitler tinha ganho poder na Alemanha. O Dr. Porsche apercebe-se que os planos de novas estradas eram adequadas para o seu carro . Em 1934, Porsche entregou um memorando a Hitler, onde prometia que teria protótipos prontos dentro de 12 meses. O tempo que se seguiu foi muito agitado para a Porsche Buro. Três testes de carros foram realizados durante o Outono e o Inverno. Uns 30 carros adicionais foram construídos pela MercedesBenz e os resultados foram examinados por inspectores empregados pelo Estado. Um ano depois, o Sr. Ferdinand Porsche , desenha e constrói o primeiro protótipo do "Carocha" com a esperança de criar um carro para o povo. Mais um ano passa e 3 protótipos do "Carocha" iniciam uma jornada de testes em larga escala. Cada carro percorre cerca de 30.000 milhas debaixo da vigilância da "German Automobile Industry Association". Isto foi a série VW 3. A 1937, começou a construção da série VW 30. Os 30 carros desta série percorrem 2 milhões e 400 quilómetros. O Volkswagen "Carocha" começava a ganhar forma. Mais um aninho e em Berlim, Hitler anunciou que o VW estava finalmente acabado depois de muitos anos de aperfeiçoamento. O nome do carro foi "KDF-Wagen", antes da exibição do carro em Berlim. O nome foi extraído do slogan "Kradt Durch Freude", que significa "o poder pela alegria". Foi então construído o primeiro "Carocha" na sua forma final. Em 1939, Hitler muda os seus projectos e o VW vai à guerra sob o aspecto do "KUBELWAGEN". Este carro de guerra foi concebido de maneira a que a sua leveza o impedisse de enterrar-se no deserto enquanto os outros veículos mais pesados afectados para o combate, enterravam-se com mais facilidade. Embora o Kubelwagen não possuí-se 4 rodas motrizes, foi fabricado segundo os princípios do Dr. Porsche (motor atrás refrigerado a ar). Este veículo era insensível ao gelo e arrancava com muita facilidade. O Kubelwagen servia os exércitos alemães combatendo em todas as frentes. Este veículo de guerra suportava as provas mais vigorosas que nenhum carro jamais tinha conhecido. Seis anos mais tarde, os soldados Americanos penetraram numa vila perto de Hannover que não figurava nos mapas deles. Neste lugar dominava uma grande oficina em parte destruída pela guerra. No meio dos escombros, os soldados encontraram peças de aviões, a linha de montagem do Kubelwagen, ferramentas de produção e estes estranhos automóveis com as costas arredondadas. Um pouco antes desta descoberta, a aviação americana tinha bombardeado este lugar perto de 6 vezes desde Abril de 1944, e tinha destruído quase os 3/4 da oficina em questão. Nesta época, as quatro grandes forças aliadas, ou seja: França, Estados Unidos, Grã-Bretanha e União Soviética, dividiram a Alemanha em 4 zonas de ocupação. A oficina "KDF-SADT" (que pertencia à zona Inglesa) foi baptizada de novo e passou a chamar-se Wolfsburg (nome do castelo ali perto). Em 1946, 10.020 Volkswagens foram produzidos durante todo o ano. Com tantos veículos pedidos e com um espírito de confiança e optimismo junto da Volkswagen, o carro é chamado de "Type 1", significando um novo começo para a empresa. Dois anos mais tarde, os primeiros Carochas Cabriolet são produzidos por Hebmueller. Um carro de 2 lugares dos quais apenas foram construídos 682. Mais um aninho e 2 Volkswagen Carochas são enviados de barco para os países baixos. No entanto o seu destino são os Estados Unidos. Ambos são vendidos por $800 cada. Os carochas originais, que são simplesmente conhecidos como Volkswagen Sedans, têm um motor de 30 cavalos de potência. Em Setembro do mesmo ano, o controle Britânico acabava-se e a Volkswagen era confiada à nova RFA. A Volkswagen tornou-se então o maior construtor dum só modelo. Ao chegar a 1950 são acrescentados travões hidráulicos . É acrescentado um cinzeiro no tablier e um no painel do lado direito, da parte de trás. Quatro anos depois, a potência aumenta para 36 cavalos. O botão de arranque é agora integrado com a ignição, antes era um botão separado que se encontrava no tablier. Passados 6 anos, a Volkswagen importa o Carocha n.º 500.000 para os Estados Unidos. Um ano depois, a potência é aumentada para 40 cavalos e mais um aninho passado e as vendas anuais da Volkswagen na América excedem os 200.000 pela primeira vez. Em 1964, a Volkswagen começa a produzir carros no México. O tejadilho de plástico é substituído por um tejadilho de metal de correr. Ja em 1965, o banco de trás dobra para a frente de modo a criar mais espaço na bagageira. Melhoraram os sistemas de travões para diminuir a distância de travagem. Mais um ano e a potência é aumentada para 50 cavalos. Adicionaram os 4 piscas. A 1967 a potência é aumentada para 53 cavalos e no ano seguinte, em 1968, a opção de velocidades automáticas é introduzida, assim como os apoios de cabeça nas costas dos bancos da frente. É introduzida a coluna de direção quebrável em caso de impacto frontal. Em 1970 a potência é aumentada para 57 cavalos. Um sinal sonoro é activado quando a porta é aberta e as chaves ficam na ignição. A 1971, a potência é aumentada para 60 cavalos. As luzes apagam-se ao desligar o motor se o condutor as esquecer de desligar. Um ano mais tarde é produzido o Carocha n.º 15.007.03, tornando-se no carro mais produzido da história, ultrapassando o legendário Modelo T. A 1974, depois de 30 anos e 11.916.519 carros produzidos, a Volkswagen em Wolfsburg pára com a produção, continuando na Europa em Emden e em Bruxelas. Um aninho depois, o sistema de injecção directa é acrescentado, dando ao carocha uma média de 33 mpg em auto-estrada. Em 1976 a pintura metalizada e jantes desportivas dão um ar mais moderno ao Carocha. Dois anos depois o último Carocha produzido, foi na Alemanha na fábrica de Emden. A produção da Volkswagen no Brasil, México e Nigéria continua a ser de 1000 unidades por dia. Passado um ano o último Carocha descapotável do ano, nos Estados Unidos custa $6495. Na decada de 80, o último Carocha descapotável é produzido na fábrica de Karmann. Os últimos Carochas importados chegaram a Emden. O Carocha deixa o mercado Europeu. A produção e as vendas continuam no México e no Brasil. Ja em 1996, cerca de 400 Carochas "Type 1" continuam a ser produzidos todos os dias na fábrica da Volkswagen em Puebla, México. A produção do Carocha deixou de ser feita no Brasil. Por fim, em 2003, é fabricado o ultimo carocha no Mexico...

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