Bem, hoje avançamos no tempo e vamos ate aos finais da decada de 70 e aos principios da decada de 80! A Citroën GS (1970-79) e Citroën GSA (1980-86) são uma pequena familia de carros produzidos pela Citroën. A GS foi votada Carro Europeu do Ano de 1971, e foi provavelmente a mais avançada tecnologia automovel da sua categoria, quando lançado, levando a classe conforto, segurança e aerodinâmica. A GS preencheu a enorme diferença da gama da Citroën, entre os 2CV, a economia dos carros luxuosos e os DS. Deixando que este mercado fosse aberto para outros fabricantes, quinze anos depois foi permitida a entrada no segmento do mercado mais rentáveis em França. Isso combinado com os custos de desenvolvimento e de nova fábrica para a substituição Citroen DS-CX, a crise do petróleo 1974, e abortado um motor rotativo Wankel, a Citroën levou a declarar falência em 1974. A GS reuniu-se com instantâneas aceitações no mercado e foi a maior venda do modelo Citroën muitos anos. 1,896,742 modelos GS e 576,757 modelos GSA foram produzidos no total.
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6 comentários:
Olá S.
No meu entender, a Citroën apenas teve 4 grandes modelos: a arrastadeira, 7, 11 e 15 cv (cv franceses!), as últimas já vinham equipadas com o motor do DS -- já agora uma explicação: ID (idée); DS (déesse, deusa); hoje, a arrastadeira descapotável vale uma pequena fortuna! e não as há!; os bocas de sapo, o 1ª entrou em minha casa em 1964... os 2 cv (eu próprio tive 2, do tempo do POpCross) e os SM, em parceria com a Maserati e com motor v6 de 170; um amigo de meu pai teve dois, um dourado e outro cinzento metalizado c/ tecto preto. Fiz milhares de km neste último. Estávamos no início da década de 70 e a sua potência era estrambólica, assim como a sua segurança e conforto; era um 2+2 extremamente capaz de conduzir 4 pessoas confortavelmente em longas viagens; a grelha da cx vel. era do tipo Ferrari. Falava-se da sua falta de fiabilidade. O meu pai foi um citroenista ferrenho e nunca ficámos em panne. Eram carros com alguma sofisticação que careciam de uma assistência adequada. Os 2cv eram absolutamente rústicos; nós diziamos que chegávamos sempre... meia hora depois, claro! Hoje começa a ser difícil encontrar um direitinho por menos de 5 mil euros. Os bocas de sapo sobem lentamente, na cotação. As arrastadeiras estão caras, em bom estado e os Sm's quase não existem em Portugal. Há uma mão cheia d'eles. Em Fr. aprenderam a fiabilizar os pontos fracos herdados da mecânica italiana (esta parceria foi um fiasco para a Citröen) e os Sm's tornaram-se num "exquis plaisir".
Bom trabalho, Sophie.
paulo
Mais uma vez agradeço a sua disponibilidade para visitar o meu blog! Gostei imenso de saber que ja teve um boca de sapo, adoro, amo, esse carro, mesmo! :D
Cumprimentos
Não tive. Tenho, ainda, dois. Um DS 21 Pallas e um DSuper.
Eram de meu falecido pai. Estão imobilizados, numa garagem, desde 1985.
O 1º é preto com vidros fumados e estofos em pele camel; o 2º é beige com estofos em sky da mesma cor.
Estiveram toda a vida tão omnipresentes que ainda não lhes reconheço carisma suficiente para empreender um muito dispendioso restauro.
Oh meu caro Paulo, quem me dera possuir dois bocas de sapo, nem sabe o quanto adoro esses carros! É uma pena nao pensar em restaura-los, é bonito de ser ver quando oa automoveis ganham vida, nao quando estao a "morrer" parados! Pense bem nesses restauros... :D
Cara S.
Tem toda a razão.
Porém, hoje, um 'boca de sapo' não se restaura 'de jeito' por menos de dez mil euros... E depois, quanto vale? 7500?
Eles estão parados há 23 anos!
E depois, não tenho só aqueles carros... e entramos no campo das opções.
paulo
Oh, mas va por mim, restaure o boca de sapo! É um carro com uma beleza tao rara e especial! Va por esta sua amiga, se é que me posso considerar como tal...
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