segunda-feira, 25 de agosto de 2008

JEEP Willys CJ2A




A Willys - Overland foi uma empresa que construia automóveis dos Estados Unidos da America na 1ª metade do século XX. Ficou famosa principalmente por ter criado e produzido, em parceria com a Ford, o lendário Jeep da 2ª Guerra Mundial. A marca existiu até 1975, quando o último veículo Willys deixou a linha de montagem da empresa de construção automovel AMC.
As raízes da Willys estão na Standard Wheel Company, uma fábrica de automóveis de um e de dois cilindros criada em 1902 na cidade americana de Terre Haute, no estado de Indiana. Ao emigrar para a capital do estado, Indianápolis, em 1905, a empresa mudou o nome para Overland Co. Uma crise financeira dois anos depois dessa mudança possibilitou que o controle accionário da empresa fosse adquirido por um bem-sucedido representante comercial que havia vendido bicicletas e automóveis de diversas marcas, chamado John North Willys. Então a empresa foi re-baptizada como Willys - Overland Co. e logo lançou um carro pequeno com motor de quatro cilindros que obteve boas vendas no mercado. A firma produziu também dois modelos de luxo com motor de seis cilindros, porém sem êxito comercial. O primeiro campeão de sucesso da marca foi o modelo 79, de 1914, que, com preço abaixo dos 1.000 dólares, vendeu 80 mil exemplares já no primeiro ano de produção. Foi também em 1914 que a Willys apostou na tecnologia de camisas deslizantes criada por Charles Knight para a fabricação de motores de quatro tempos sem válvulas, dando origem à subsidiária Willys-Knight que produziu modelos de sucesso satisfatório. A crise de 1929 afectou a Willys e em 1933 a empresa teve que concentrar a produção apenas num modelo, o 77, de quatro cilindros, com o preço mais baixo da história da montadora --- 445 dólares. Esse modelo bem-sucedido garantiu a sobrevivência da Willys até a Segunda Guerra Mundial, quando surgiu o principal marco da história da empresa. Em 1940 a Willys venceu a licitação para construir, com a colaboração da Ford, o Jeep, destinado às linhas de combate do Exército norte - americano na guerra. O nome do veículo vem de general purpose, veículo de uso geral, abreviado para as suas iniciais gp, pronunciadas em inglês como jeep. Em 1946 surgiram versões do Jeep mais voltadas para o mercado civil, a Utility Wagon. Chegou a ser criada uma versão, chamada de "Agri-Jeep", com o objetivo de substituir os tractores nas fazendas, mas não teve êxito comercial por ser leve demais para o trabalho no campo. Willys produziu apenas veículos da linha Jeep até 1951, quando foram lançados novos modelos, como o Aero, destinado exactamente às famílias do pós - guerra. Em 1953 a firma passou pela 1ª de uma série de aquisições, sendo comprada pela Kaiser Motors e tendo o seu nome alterado para Willys Motor Company. Mas as vendas dos carros de passeio da Willys e da Kaiser continuaram em declínio. Em 1963, a firma passou a chamar-se Kaiser-Jeep, até a sua aquisição em 1970 pela AMC. Em 1975 a nova proprietária ressucitou o nome Willys, porém apenas como fábrica de peças subsselentes. A AMC continuaria a produzir o maior legado da Willys, o Jeep, até 1986, mesmo depois de ser comprada pela Renault em 1979. A linha Jeep original, com o nome oficial de CJ, foi substituída pela nova linha Jeep Wrangler, que apesar da marca Jeep e da semelhança com o antecessor, trazia muitas mudanças mecânicas. A Renault vendeu a AMC para a Chrysler em 1987, que por sua vez se uniu à Mercedes-Benz em 1998. Curiosamente, após toda esta série de aquisições, a marca Jeep continua viva e, em 2002, a DaimlerChrysler trouxe de volta a marca Overland, utilizada no Jeep Grand Cherokee.

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