segunda-feira, 4 de agosto de 2008

MINI

Ora bem, para iniciar bem o meu primeiro tópico aqui no blog vou falar do meu classico preferido, o mini. Muito boa gente acha que o mini é um automovel muito pequenino, que nao tem beleza alguma, que é igual a uma simples caixa de fosforos, etc...
É claro que cada um de nós tem a sua própria opinião, e é por isso que defenderei sempre a minha posição: o MINI é um carro tao bom como outro qualquer, tem o seu encanto especial e único!
Este pequeno e POTENTE automovel, nasceu a 8 de Maio de 1957, ou seja, data em que o primeiro mini é fabricado. Dois anos mais tarde, o mini é apresentado ao publico como Austin Seven e Morris Mini Minor. Todos os modelos tinham um motor com 848cc e travões de tambor á frente e a trás. As versões DeLuxe tinham 3 instrumentos e janelas.
A 1960, ao modelo Saloon juntaram-se as "versões carrinha", Cou
ntryman, Traveller, Van e Pickup. Surgiu também aquele Mini que foi desenvolvido para uso militar mas que acabou por surgir para público, o Mini Moke.
Um ano depois, pelas mãos de John Cooper é fabricado o primeiro Cooper, o 997 foi lançado com um motor de 55 cv . O Cooper tinha travão dianteiro de disco de 7" e tambor traseiro também de 7''. O motor do Cooper era um 848cc "puxado" com o curso do do piston aumentado de modo a aumentar a cilindrada!
A 1963 é lançado o Cooper 1071cc S com 70cv de potência e discos de travão dianteiros de 7,5''.
Após um ano, foi lançado o 998cc Cooper, com 55cv, mas um motor com um curso mais curto que o 997cc o que implicou maior fiablildade. Outros dois novos modelos foram lançados em Março: o 970 S e 1275 Cooper S . A produção do Cooper 1071S foi terminada em Agosto. O Cooper 998 tinha um motor de 1 litro completamente novo e o 1275 S foi o passo seguinte para o Cooper S ao ter 76cv que lhe permitiam uma acelera- ção dos 0-100km/h em apenas 11.2 seg e um binário que lhe permitia uma boa resposta a qualquer rotação. O 970 S era um puro corredor construído para poder correr na classe de 1 litro tendo sido produzidos menos de 1000 no tempo total de produção desde 1964-65. Uma das alterações de peso que afectaram toda a gama foi a introdução da suspensão Hydrolastic. Passados 3 anos, o Mini MkI foi substituído pelo MkII o que veio trazer um vidro traseiro maior e um farois de trás mais quadrados e maiores.
Em 1969, com a introdução do Mini Clubman, os ultimos Cooper MKII 1275 S e Cooper 998 foram construídos. O novo motor 998cc debitava apenas cerca de 30cv. A suspensão de cones de borracha foi reintroduzida em todos os modelos. Podiam-se comprar Minis com motores de 850cc, 998cc e os Mini Clubman vendiam-se com motores de 850cc, 998cc, 1098cc e 1275cc.
A 1970, todos os Minis seguiram o Clubman e passaram a ter vidros de subir por manivela, deixando de ter bolsas de arrumação nas portas. É lançado o Cooper 1275 S MKIII que é em tudo semelhante ao MkII, diferindo nas dobradiças das portas que passam a não estar visíveis e os nomes Austin e Morris deixam de ser usados e usa-se apenas o BL de British Leyland. Todos os modelos passam a ter caixa de velocidades totalmente sincronizada. Só os Minis produzidos no estrangeiro, como por exemplo o Italiano B39 Innocenti Cooper ou o Ibérico MINI 1275 GT, tiveram ainda o motor do MkII S até 1975 pois em 1971 a produção do Cooper 1275cc S MkIII é terminada. O motor do Cooper 998 era encontrado no B38 MINI 1001.
Em 1981 o Mini Van, PickUp, Clubman, os 1275cc de série A e o motor de 1098cc foram terminados. Neste ano, o motor Série A plus do Metro foi introduzido no Mini. De 1981 até 1989 não houve nenhum motor 1275cc construído pela fábrica sem ser os da Era Turbo em 1988. 1990, neste ano foram também fabricadas as séries Mini Racing Green, Mini Flame Red, Mini Check Mate e Mini Studio 2.
A 1996, o último Mini 1275cc é apresentado à imprenssa. As modificações incluiam o radiador na frente do motor o que implicava um novo painel frontal, sistema de injecção multiponto de 2 pontos, volante estilo MGF com Airbag, portas reforçadas com barras de protecção e cintos com pré-tensores. O distribuidor foi também alterado por causa do novo alternador. O Novo Série A tem o maior binário de sempre, mas é estrangulado pela rácio do diferencial de 2.71:1. O filtro de óleo é agora ao pé da embraiagem.
Por fim, em 2000, sai a linha de produção do último mini...

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